Considere a idade, tamanho, sexo e passatempos preferidos. Faça uma lista com os itens que podem tornar o lugar confortável para o seu utilizador.
O quarto deverá ser projectado para estar em sintonia com as actividades que ali serão executadas. Por exemplo, se o espaço for apenas para dormir, poderá criar um ambiente relaxado e tranquilo. Se for destinado a crianças muito activas, aposte num ambiente estimulante com diferentes áreas de estudo e brincadeiras, com jogos infantis.
O quarto é o mais intimo e particular dos espaços.
Está lá tudo o que conta a história de quem neles habita.
Dos primeiros meses de vida ao inicio da idade adulta, o quarto cresce e muda ao ritmo intenso do nosso percurso.
Uma boa ideia para decoração de quarto infantil é comprar umas molduras com caixilhos onde possa encaixar pequenos objectos.
Enquanto forem bebés poderá colocar babetes, pequenas meias ou botinhas de lã, assim como chupetas, tudo peças alusivas a esta tenra idade da infância.
Na idade em que eles começarem a frequentar a escola, poderá trocar esses objectos por outros, como por exemplo, desenhos, prémios ou pequenos diplomas ganhos na escola, estandartes dos seus clubes favoritos, medalhas ou outros objectos predilectos.
Na idade de irem para a faculdade, torne a redecorar o quarto, mudando novamente molduras de caixilhos, cortinados, edredões e até as pinturas que possam existir nas paredes.
Como decorar o quarto do bebé?
Os primeiros meses de vida são essenciais para o bom desenvolvimento dos pequenos bebés.
É no quarto que passam grande parte do seu tempo, por isso deverá proporcionar-lhes um ambiente tranquilo onde dominem os tons claros, brancos, beges e pontualmente tons azuis e rosas suaves.
O mobiliário infantil deverá ter linhas e formas simples de forma a poder dar uma envolvência harmoniosa.
Esteja atenta a pormenores como bengaleiros, prateleiras de parede e pequenos armários pensados em arrumar roupinhas pequenas.
Papel de parede é também uma boa aposta no que diz respeito à decoração do quarto infantil. Este não deverá assumir o papel fulcral do quarto, mas também não deverá ter uma função secundária, visto ser o pano de fundo que dinamiza tudo o resto.
A regra uma vez mais, é que opte por tons neutros com pequenas notas azuis e rosas.
O ideal seria complementar com outros elementos figurativos, já que as formas conjugadas com as cores, despertam os sentidos do seu bebé. Por este motivo o papel de parede transforma um quarto frio e sem graça, num ambiente muito mais acolhedor.
Nestas idades o quarto deverá ser estético mas também, funcional
Como decorar o quarto de menino ou menina?
Na fase em que a criança começa a deixar de ser criança e entra na adolescência o quarto ganha uma nova importância.
Se antes destas idades, a decoração competia apenas e somente aos pais, a partir de agora os seus filhos terão também uma palavra a dizer.
As paredes pintadas com nuances de azul, criam um ambiente tranquilo, mas ao mesmo tempo, dinâmico.
Optar por uma cama extra para um amiguinho que possa surgir, assim como adaptar peças de mobiliário em tons claros e suspensos na parede, darão uma leveza maior ao espaço, assim como um ar mais arejado.
Opte por estantes com prateleiras e nichos para arrumos, que permitam conciliar o decorativo ao utilitário.
Caso o quarto o permita, opte por colocar uma secretária no canto, pois poupará espaço e os seus filhos agradecem, pois ficarão com muito mais espaço útil para trabalharem.
Os beliches são sempre uma boa opção se tiver um único quarto para acomodar duas ou três crianças, ou até mesmo para que o seu rebento possa convidar amigos ou primos a ficar no seu quarto. Estes são muito práticos no sentido de lhe pouparem espaço e económicos também.
As ideias simples resultam a quase sempre muitíssimo bem.
Seleccione uma ou mais fotografias, que revelem momentos particularmente felizes e transforme-as em quadros.
Escolha as medidas e as cores e o quadro será produzido com impressão da imagem sobre a tela de arte, sendo o seu acabamento em tom mate. Outra alternativa consiste em pintar a parede do quarto num tom vivo e alegre e dispor várias fotos a seu gosto.
Nestas idades pode misturar peças de mobiliário modernas com outras mais clássicas.
Economizar é a palavra ordem.
Se pensa que para decorar o quarto do seu filho adolescente precisa de móveis novinhos em folha, pense duas vezes.
Com um bom restauro, o mobiliário antigo lá de casa ou que tenha herdado de familiares, ganha um novo ímpeto e brilho.
Conjugados com peças mais contemporâneas, estes permitir-lhe-ão criar um ambiente muito personalizado.
Para além do mais, estará a valorizar o seu património e a reduzir no seu orçamento.